8.9.14

Capítulo Vinte e Um






EM CASA, naquela noite, Demi estava sentada à sua escrivaninha, navegando no site do Wake Up California.
Ficou olhando para a segunda enquete, desamparada. Ainda perdendo. Droga, ela não podia perder. Antes, vencer Joe tinha sido uma questão de orgulho. Algo somente entre os dois, ainda que a enquete altamente divulgada fosse parte integrante da aposta.
Mas agora seu futuro dependia disso. Ela havia aceitado o trabalho na TV para melhorar sua capacidade de apresentação, para expandir sua transformação. Pretendia usar a competência construída ali para ajudá-la a se vender ao comitê. Não para que seu cargo no “Cantinho da crítica”, e principalmente sua aposta com Joe, se tornassem fatores decisivos no futuro de sua carreira.
Vencer a aposta era vital agora.
Tendo isso em mente, ela pegou o terceiro livro a ser resenhado em uma pilha sobre a mesa e, ainda usando a saia e os saltos altos, sentou-se na poltrona do escritório, a saia vermelha de seda texturizada lhe conferindo uma sensação de poder. Com bloco de notas e caneta ao lado, ela se acomodou para ler o livro, apagando deliberadamente todos os pensamentos sobre Joe.
Em vez de beber um refrigerante, optou por um copo de água gelada, que repousava na mesinha ao lado. Em vez de rock como pano de fundo, ouvia música clássica, como um lembrete do que estava em jogo.
Três horas e meia depois, ela terminava de digitar as últimas anotações e lia a resenha. Será que era o suficiente para angariar os votos dos leitores?
Joe havia escolhido um clássico para ser o terceiro livro criticado. Provavelmente apostando no leitor médio do gênero, se distanciando da obra da Jane Austen. Muitos leriam e recorreriam às suas análises típicas das aulas de literatura do colegial, em vez de simplesmente enxergar a mensagem complexa na história.
A resenha dela desafiava os leitores a cavarem mais fundo. Era mais que um artigo opinativo, era o ápice de tudo que ela representava como professora. Uma ode à obra, escrita de forma a encorajar o leitor a decidir por si só sobre o que a história abordava.
Mas será que era o suficiente? Pela primeira vez, ela estava cercada de dúvidas sobre sua habilidade como crítica literária. E como professora.
Finalmente, incapaz de tolerar a dúvida em uma área de sua vida na qual sempre se sentira confiante, Demi fechou os olhos e apertou o botão “enviar”. Pronto. Terceira resenha enviada. E ela precisaria vencer dessa vez para ganhar a aposta.
Exausta, Demi ficou olhando para a tela do computador. Também não estava mais perto de vencer sua aposta particular com Joe do que estava de vencer a aposta pública.
Hora de mudar isso. Empinando o queixo, ela abriu o navegador de internet para pesquisar. Era hora de descobrir como convencer Joe de que emoção, intimidade, era fundamental.

Afinal, Demi tinha tudo para vencer.

*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário