22.9.14

Capítulo Trinta e Três







DEMI ESTAVA sentada diante do reitor e do chefe do Departamento de Literatura, aguardando pelo veredito. Suas mãos sob a mesa estavam quietas, embora ela quisesse contorcê-las desesperadamente. No entanto, havia aprendido, em sua passagem pela TV, a demonstrar calma, e a lição estava valendo a pena. Ela dera o seu melhor, colocando em vigor toda a presença e carisma que aprendera na televisão.
Pelo olhar deles, não tinha adiantado muita coisa.
– Bem – começou o pai dela. Então suspirou e remexeu em alguns papéis sobre sua mesa. Demi estava com vontade de gritar de tanta impaciência.
– Bem – disse ele outra vez, dessa vez fitando-a nos olhos. – Devo dizer que realmente estou surpreso. O professor Ekco tinha certeza de que você apresentaria algo mais que influenciaria o comitê.
Demi mordeu o lábio e contestou. Então deu de ombros.
– Ele havia sugerido que eu tomasse um rumo diferente em minha proposta. Achava que eu deveria incluir minha experiência mais recente e um novo contato como possível orador convidado.
– E você escolheu não o fazer – disse o pai dela, declarando o óbvio. – Por quê?
Era uma falha querer vencer pelos próprios méritos? Não na opinião dela. Mas e na do pai? Ela olhou para o professor Belkin. Não sabia por que ele estava com cara de quem tinha chupado limão.
– Achei que minhas qualificações e proposta fossem fortes o suficiente para se sustentar sozinhas. Se eu conseguir o cargo, quero que seja unicamente por meus méritos.
– Boa escolha – disse o pai dela, assentindo. As palavras dele, ainda que elogios sutis, fizeram Demi ficar radiante.
– É claro que é uma boa escolha – cuspiu Belkin, acabando com o brilho dela. Demi e o reitor franziram a testa diante do tom odioso dele. – Livros de baixa qualidade não teriam influência alguma sobre o comitê de admissão.
Demi ficou de queixo caído. Teve dificuldade para decidir se foi por causa das palavras furiosas de Belkin ou do revirar de olhos de seu honrado pai.
O pai dela não disse nada, no entanto. Ele simplesmente ofereceu a ela um olhar demorado, cheio de expectativa. Demi conhecia aquele olhar e, com um suspiro profundo, assumiu o comando silencioso e subiu no pedestal.
– Poderia definir o que quer dizer com “livros de baixa qualidade”, professor?
– Ah, por favor, não banque a recatada. Ficção comercial? Principalmente aqueles romances e coisas eróticas? Você tem promovido o mais puro lixo.
Todo mundo na universidade sabe o que você faz, srta. Lovato.
Demi gelou. Todo mundo? Os olhos dela seguiram para seu pai. O olhar dele era firme, a expressão, contemplativa. Ah, sim. Ele sabia.
E agora? A velha Demi teria se encolhido e tentado apaziguar as pessoas que a encaravam. Mas... ela franziu a testa e suspirou. Não agora. Ela estava orgulhosa do quão longe havia chegado.
– Estou ciente do esnobismo que cega muitos círculos literários às possibilidades da ficção moderna – falou ela lentamente. Belkin ficou boquiaberto diante das palavras livres de remorso, e o pai dela só ergueu as sobrancelhas ruivas. – Não foi por esse motivo que excluí meus empreendimentos recentes de minha proposta. Meu período no Wake Up California foi, em minha estimada opinião, uma ótima ferramenta de trabalho que apenas melhorou o conjunto de habilidades que emprego em minha função aqui.
– Promovendo ficção de baixa qualidade?
– Promovendo a arte da leitura – disse ela, jogando o lema do Departamento de Literatura na cara dele.
Belkin ficou vermelho e cuspiu algo rude, porém se calou quando o reitor fez um gesto.
– Demi, não vamos fazer juízo sobre suas decisões profissionais extracurriculares. – Ela arqueou uma sobrancelha para Belkin. O reitor sorriu e deu de ombros de maneira muito discreta. – Estamos aqui para discutir a promoção e seu futuro no departamento.
Ela sentiu um aperto no estômago. Futuro? Ai, diabos. Será que aquilo tudo tinha sido um erro? Ela engoliu o medo que bloqueava sua garganta e respirou fundo. Mais duas respiradas e estaria de volta ao controle.
Não. A transformação fora a melhor coisa que acontecera a ela. O programa de TV tinha sido a melhor coisa que ela já havia feito acontecer. E Joe? Não trocaria Joe, o relacionamento deles – mesmo que já tivesse terminado – e, sim, as apostas, por nada nesse mundo. Tinha aprendido a se valorizar. A se impor e ser notada. A ser visível, de um jeito mais do que simplesmente físico.
– Você, pessoalmente, tem algum problema com meu trabalho como crítica literária? – questionou Demi.
O pai dela enrugou o cenho ao vê-la tomando o controle da conversa. Encarou-a, o respeito se enraizando em seus olhos vagarosamente. Então balançou a cabeça.
– Não. Conforme você sabe, eu não assisto à TV, mas um dos professores costumava usar... como é mesmo o nome?... o sistema HD digital para gravar alguns programas. Assim como quando você leciona em sala de aula, fiquei impressionado com sua paixão e habilidade para atrair o aluno, ou, nesse caso, o telespectador, à sua empolgação pelo assunto.
Ele estava orgulhoso dela? O choque deixou Demi em silêncio por cinco segundos.
– Qual é sua opinião sobre esse tópico em particular? – ousou perguntar.
– Ficção comercial popular?
Ela assentiu.
– Como você disse, ela atende ao que se propõe. E você provou esse ponto com habilidade. Infelizmente, seu nome é muito conhecido no campo comercial agora, e o professor Belkin está preocupado que isso vá prejudicar sua habilidade para lecionar em sala de aula.
Claro que estava. Demi deu uma olhadela para o sujeitinho esnobe.
– Você concorda com ele?
Demi percebeu que, embora a opinião de seu pai importasse, não afetaria o modo como ela se sentia. Estava orgulhosa de si.
– Na verdade, não. Sou da opinião de que sua atividade paralela não traz problemas. Mas a decisão não é minha. Será sua, no entanto. – A irritação era clara no rosto dele quando olhou para o professor Belkin. Então, com um sorriso orgulhoso, ele assentiu para Demi. – O comitê de admissão escolheu lhe oferecer o cargo como diretora assistente do Departamento de Literatura.
Um triunfo chocado oscilou dentro dela quando reprimiu um grito de empolgação. O pai dela levantou uma sobrancelha, então continuou:
– Sob a condição de que você concorde em desistir de qualquer trabalho como crítica literária, em programas de TV ou afins.
O estômago de Demi revirou. Desistir de tudo? Das resenhas, de tudo? Ela olhou para o homem a quem passara a vida inteira tentando agradar. Pela primeira vez, ele estava lhe dando total atenção. E não era por causa da transformação de visual ou das resenhas. Era porque ele simplesmente acreditava que ela merecia. Ela havia atraído aquela atenção.
Pela primeira vez, Demi estava no controle. Era a sensação mais louca. Ela engoliu uma risada triunfante e lançou um olhar de desprezo para o professor Belkin. Não precisava dele. Mas e do pai? Eles estavam prestes a chegar a um entendimento. Um que ela sempre desejara, e agora sabia que teria.
Era hora de ser proativa e transformar sua vida exatamente no que ela desejava.
– É uma honra ser agraciada com esta promoção – disse Demi, ao pai. – Não há decisão a ser tomada. Minha escolha é clara.

*****

5 comentários no capítulo anterior, vocês não sabem como me deixam feliz. Muito obrigada meninas! Que bom que vocês estão gostando, já sabem qual a decisão da Demi? Haha, amanhã tem mais, beijos. 

15 comentários:

  1. Vc é muito má kkkkkkk , como vc para justo agora e.diz que só vai postar amanhã? Socorro........ posta hj please!!!!!

    ResponderExcluir
  2. a cada dia fica melhor, devo admitir que me identifico mais com as narração feitas por Joe, em qualquer fiction que leio, é meio estranho porem legal, e sim eu queria que você falasse o nome da obra e autor quando acabasse de postar, eu estou amando muito! Posta logo!!
    Sam, xx

    ResponderExcluir
  3. Acho que ela não vai aceitar, mas to ansiosa pro encontro dela com o Joe.....
    Faz outra maratona, ou posta um cap de manhã outro de tarde.... pfvrrrr

    ResponderExcluir
  4. ADORANDO ESSA HISTÓRIA, ACABEI DE COLOCAR EM DIA A LEITURA.. VC VAI CONTINUAR POSTANDO, JÁ TEM UMA PRÓXIMA HISTÓRIA PRA GENTE? DIZ QUE SIM . ESTOU SURTANDO SÓ DE IMAGINAR ESSE REENCONTRO KKKKKKKK
    CARLA

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu sou Milena e estou lenso essa fic desde o comeco mais nunca comentei nada! Esse cap esta MUITO PERFEITO
    postaaaaa logooooo
    estou tao curiosa
    beijos com glitter

    ResponderExcluir
  6. CARA QUE CAP PERFEITO!!!!!!!!!! ESSA HISTORIA E MARAVILHODA DEMAIS
    MUITO PERFEITA POSTA LOGO GATA

    ResponderExcluir
  7. Que cap perfeito to pirando so de imaginar o reencontro deles e eu acho que a demi náo vai aceitar esse emprego posta logo flor

    ResponderExcluir
  8. Oi eu esto comecando a ler essa fic agora e garota ela e muito perteita!
    estou muito curiosa pra saber a resposta de demi posta logo baby te adoro

    ResponderExcluir
  9. eu amo essa historia ela e muito perfeita anjo posta logo to muito curiosa!
    vc e muito ma kkkkkk como para logo ai

    ResponderExcluir
  10. O que eu posso dizer desse capitulo maravilhoso
    ficou simplesmente perfeito meu amor posta logooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo beijos na bunda kkkkkk

    ResponderExcluir
  11. perfeito posta logo gatinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daqui a pouco eu posto amorzinho, que bom que ta gostando, fico muito feliz <3

      Excluir
    2. AHHHHHHHHHHH vc me respondeu! EU estou tao feliz por isso sabe era tipo meu sonho vc me responder e vc realizou ele
      MUITO OBRIGADA

      Excluir
  12. PQP que capitulo dico e esse em
    posta logo

    ResponderExcluir
  13. Oi linda.Que bom que desbloquioou anonimos eu leio essa historia mais nunca comentei nada e eu tenho que te parabenizar porque meu amor esstoria e realmente muito perfeita, uma das melhores que ja li na minha vida entao Parabens flor
    sucesso e tudo de bom querida beijos eu amo vc

    ResponderExcluir